4 etapas para a produção de conteúdo para as redes sociais da sua empresa e aumentar o engajamento do seu público-alvo

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Produzir conteúdos para redes sociais é muito importante, já que eles ajudam a engajar mais os utilizadores e, dessa forma, trazem melhores resultados.

Afinal, o conteúdo é a principal essência do marketing dentro das redes sociais, então não adianta você criar um perfil e não realizar postagens constantes, da mesma forma que não traz resultados postar qualquer coisa sem critério.

Assim, é importante que você planeje bem como serão os conteúdos que vão ser publicados nos seus perfis dentro dessas plataformas, de modo a conseguir gerar confiança no seu público-alvo.

Foi pensando nisso que nós resolvemos trazer esse artigo contendo as etapas principais para produzir conteúdo para as redes sociais da sua empresa e assim conseguir aumentar o engajamento do público.

Não deixe de acompanhar esse texto até o final para saber tudo a respeito do assunto!

1- Faça a definição da sua persona

Um dos maiores problemas da maior parte das empresas, quanto à produção de conteúdos para redes sociais, é não saber com quem elas estão a falar nessas plataformas.

Você sabe quem os seus conteúdos irá atingir, por exemplo?

Por mais que você tenha uma ideia mais concreta sobre o público-alvo da sua empresa, nada é tão eficaz para gerar bons conteúdos quanto definir o perfil da persona do seu negócio.

Uma persona (também chamada de buyer persona) nada mais é do que uma descrição do que seria o seu cliente ideal, ou seja, é uma espécie de personagem “semifictício”.

A descrição do cliente ideal da sua empresa deve trazer diversas informações importantes, tais como:

  • As dores do seu cliente
  • As necessidades do cliente
  • As dúvidas que ele possui
  • Os principais interesses
  • Os comportamentos dessa persona

Para que você possa construir de forma eficaz a persona do seu negócio é necessário fazer uso de dados reais a respeito dos seus clientes.

Esses dados podem ser coletados de diversas formas, como através de entrevistas ou de questionários com eles.

Os conteúdos que você vai criar para as redes sociais da sua empresa devem sempre considerar as dores/necessidades da sua persona, levando em conta factores como interesses, comportamentos e a forma que ele comunica-se.

2- Cada rede social exige um tipo de conteúdo

É um erro que muitas empresas acabem criando o mesmo conteúdo para todas as plataformas nas quais estão presentes, de modo a alcançar o maior número de potenciais clientes.

Primeiramente, o seu público-alvo não estará presente de forma majoritária em todas as redes, então há algumas delas nas quais não vale a pena criar um perfil.

Além disso, cada rede social exige um tipo de conteúdo diferente e apenas replicar os mesmos em todas as plataformas não irá trazer bons resultados.

Por exemplo, o LinkedIn exige uma linguagem mais formal e técnica, já que é voltada para realizar conexões profissionais, enquanto no Instagram é possível usar uma linguagem mais informal e pessoal.

Assim, use as características de cada uma das redes para, além de saber se a sua persona está presente nela, conseguir criar conteúdos indicados para cada plataforma.

3- Defina os objetivos de marketing da sua empresa nas redes sociais

É importante também a etapa de definição dos objetivos de marketing que a sua empresa possui nas redes sociais.

A falta dessa definição pode tornar muito difícil as decisões a serem tomadas, já que não haverá orientações para elas, ou seja, você não saberá qual caminho deve seguir.

Entre os objetivos de marketing que devem ser descritos para as redes sociais estão:

  • Conseguir gerar mais vendas
  • Aumentar o engajamento
  • Gerar mais leads
  • Conseguir direcionar o tráfego para o site da sua empresa
  • Aumentar a notoriedade da sua marca

Tendo em mente quais são os objetivos a serem alcançados com os conteúdos nas redes sociais da sua empresa, então fica muito mais fácil determinar quais ações devem ser tomadas e criar os conteúdos com maior assertividade.

4- Sempre publique de forma constante e frequente

Para que os conteúdos criados para as redes sociais da sua empresa tenham sucesso é necessário estar a publicar de forma constante e frequente, algo que muitas ainda não fazem.

Não adianta você publicar apenas uma vez ao mês ou uma vez a cada três meses, e não realizar mais publicações, pois isso não cria uma constância para manter o seu perfil sem activo nas redes sociais.

Um perfil activo consegue ganhar relevância, gera interesse para o público e aumenta o engajamento, o que traz bons resultados para a sua empresa.

Você deve definir a frequência entre as publicações de acordo com as características próprias de cada uma das redes, bem como com a capacidade de produção da equipa responsável por essa tarefa.

O ideal é que você possa fazer testes com o seu público-alvo, até entender qual seria a frequência ideal de publicações (a cada dois dias ou duas vezes na semana, por exemplo).

Para ajudar nessa tarefa, evitando passar longos períodos sem publicar, nada melhor do que criar um calendário editorial.

Esse calendário de publicação irá trazer uma maior organização, de modo que você possa preparar-se com antecedência para produzir bons conteúdos.

Além disso, ainda há uma última dica importante na etapa da produção de conteúdos que é monitorar os resultados.

Isso vai permitir que você possa saber quais são os conteúdos que estão a trazer melhores resultados e aqueles que estão a fracassar nesse objetivo, de modo a torná-los melhores ou eliminá-los do seu calendário.

Conclusão

Como você pôde ver, é muito importante conhecer as etapas para se produzir conteúdos para as redes sociais da sua empresa, aumentando assim o engajamento do público.

Neste texto, nós lhe mostramos quais são elas e falamos um pouco sobre cada uma, de modo a que você realmente possa entendê-las e a importância que possuem.

Gostou do artigo de hoje sobre as 4 etapas para a produção de conteúdo para as redes sociais da sua empresa para aumentar o engajamento do público-alvo?

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