Como criar um site? Conheça os 4 passos importantes!

Como criar um site
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Uma das maiores dúvidas que as pessoas possuem diz respeito a como criar um site, afinal esse é um passo essencial para o sucesso de qualquer negócio.

A criação de um site pode ser muito mais fácil do que se pensa, bastando seguir os principais passos para que ele possa ser profissional e atractivo para o seu público-alvo.

Pensando nisso, nós resolvemos trazer para você esse artigo com as etapas mais importantes de como criar um site.

Continue a acompanhar esse texto até o final para saber tudo sobre o assunto!

1- Faça o registo do domínio do site

O primeiro passo de como criar um site é fazer o registro do domínio dele, o que nada mais é do que o nome ou a identidade do seu site.

Por conta da importância que tem o domínio, que deve carregar o nome do seu negócio, é necessário que você faça a escolha com cautela.

Uma dica é sempre usar o próprio nome da empresa dentro do domínio, que deve ser seguido por uma terminação, como é o caso “.ao” ou “.co.ao”, as mais comuns em Angola.

É essencial que você opte sempre por comprar um domínio ao invés de usar aqueles que são proporcionados pelas plataformas em versões gratuitas.

Quando você compra um domínio, além de ter autoridade sobre seu próprio site, isso ainda passa uma imagem bem mais profissional do seu negócio para o seu público.

Existem diversos sites dentro dos quais é possível fazer o registo do seu domínio, como o Sepe.gov.ao e a Angoweb.net, que são os mais populares e utilizados para essa finalidade.

O valor a ser pago pelo domínio varia bastante, principalmente de acordo com a terminação que você escolher.

No caso da terminação “.co.ao”, ela costuma ser a que tem o maior valor, apenas a título de exemplo.

A maior parte dos sites já oferecem planos que incluem não só o domínio pago, mas também um serviço de alojamento de sites, que também é essencial no momento de aprender a como criar um site.

No momento de escolher o domínio do seu site, leve em consideração algumas coisas:

  • Se ele está disponível, por isso é importante ser bastante específico no momento da escolha, optando por um nome que represente a sua empresa e que não seja comum
  • Que ele seja curto, com no máximo duas a três palavras
  • Que ele seja bastante simples e fácil de entender, para que as pessoas possam gravá-lo logo de primeira

2- Escolha qual será o serviço de alojamento do site

O segundo passo de como criar um site é fazer a contratação do serviço de alojamento, ou seja, do local onde o site será armazenado e ficará disponível para os utilizadores o visitarem.

As empresas que oferecem o serviço de alojamento de site, em geral, disponibilizam os mais diferentes planos, desde os mais simples até aqueles mais personalizados, para você escolher.

É possível optar pela mesma empresa para fazer o registo de domínio do seu site e, ao mesmo tempo, contratar o serviço para aloja-lo.

Entre os diferentes planos para alojamento do seu site, os mais conhecidos e utilizados são:

  • Alojamento dedicado: nesse tipo de alojamento, o servidor é disponibilizado apenas para o seu site. Apesar de possuir um custo maior, ela traz vantagens como maior segurança e estabilidade para que muitas pessoas possam acessá-lo de uma só vez
  • Alojamento compartilhado: nessa opção, um único servidor comporta dezenas a centenas de site, cada um deles possui uma cota de memória e espaço em disco. O desempenho do seu site será bem menor quando comparado com o alojamento dedicado, mas o custo também será bastante inferior

A dica é que você procure conhecer cada servidor e as funcionalidades que possuem, de modo que seja possível fazer a contratação do que está mais de acordo com as necessidades do site do seu negócio.

3- Escolha o Sistema de Gestão de Conteúdos

O CMS (Content Management System ou Sistema de Gestão de Conteúdos) irá ajudar a construir o seu site, após os passos do domínio e do alojamento, por isso ele é tão importante.

Um bom construtor de site deve ser fácil de utilizar, não exigindo que você tenha conhecimentos de HTML, ou para criar templates elaborados.

Ele deve sempre oferecer uma enorme gama de aplicativos de modo que seja possível optimizar o seu site e a experiência, a sua e dos seus visitantes.

Com o CMS, você então vai poder realizar toda a gestão de conteúdo do seu site e irá definir como certos elementos irão se comportar, tudo isso de forma bastante intuitiva.

No mercado, atualmente, você pode encontrar os mais diversos CMS, alguns gratuitos e outros pagos, cada um deles oferece diferentes objetivos e com especificidades distintas.

Sem dúvidas, nos últimos anos, o WordPress é o CMS mais indicado para quem quer criar um site de qualidade, seja qual for a finalidade dele.

O melhor é que ele pode ser instalado de forma rápida, prática e sem que você tenha domínio técnico de nada.

4- Escolher o template do seu site

O último entre os principais passos de como criar um site é realizar a escolha do template do mesmo, que é algo importante quando se fala em marketing digital nos dias atuais.

Um template responsivo é o mais indicado se você quer que o seu site faça sucesso, pois esse tipo de template é aquele que adapta-se à tela do navegador de qualquer dispositivo móvel.

Dessa forma, você garante que qualquer pessoa, seja em um smartphone, tablet ou notebook, poderá abrir o seu site o mesmo irá funcionar, adaptando-se a uma tela menor ou maior sem sofrer com distorções.

Existem diversos construtores de sites, como é o caso do WordPress, que já vem com templates responsivos, então basta escolher o que mais adequa-se às suas expectativas.

Conclusão

Como você viu, é essencial saber como criar um site para ter a garantia de que a sua empresa irá destacar-se na internet, aumentando os resultados obtidos.

Neste texto, nós lhe mostramos dicas incríveis a partir dos principais passos que devem ser seguidos para que seja possível criar um site de qualidade para o seu negócio.

Gostou do artigo de hoje sobre os 4 passos importantes de como criar um site?

Scroll to Top