Loja virtual: 5 vantagens em ter uma loja online mesmo que venda pelas redes sociais

Loja virtual
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Muitas empresas e empreendedores vendem pelas redes sociais e acreditam que por conta disso não necessitam de uma loja virtual.

Entretanto, ter uma loja no mundo digital pode ajudar muito e trazer, dessa forma, diversas vantagens para o seu negócio.

Mesmo que o Whatsapp, o Instagram e o Facebook possam gerar excelentes resultados, ter uma plataforma de e-commerce é um passo essencial para a sua empresa, capaz de fazê-la crescer e se profissionalizar mais.

Dito isso, nesse artigo você vai ver quais são as principais vantagens em ter uma loja virtual, mesmo que o seu negócio venda pelas redes sociais.

Acompanhe!

1- É possível vender a qualquer momento (dia ou hora)

Uma das principais vantagens em se ter uma loja online é o facto de que ela oferece aos consumidores uma independência muito maior.

Isso acontece porque o cliente pode vir a fazer uma compra a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana, sem a necessidade de um vendedor.

Esse é um óptimo benefício, mais do que para o consumidor, para o seu negócio, já que é possível continuar a vender mesmo sem estar conectado nas redes sociais.

Na maior parte das vezes, empresas que atendem via redes sociais estão disponíveis apenas no horário comercial, que é quando a equipa está a trabalhar.

Fora desse horário, sem uma loja online, você perde muitas oportunidades, já que uma plataforma de e-commerce está aberta durante 24 horas por dia e 7 dias por semana, podendo gerar pedidos de vendas sem ninguém online.

2- Uma loja virtual aumenta a segurança e o profissionalismo do seu negócio

As pessoas sentem-se cada vez mais seguras para comprar pela internet e as plataformas de e-commerce vão inspirando mais confiança nos consumidores.

Essas plataformas conseguiram consolidar bem o espaço dentro do mercado, já que muitas lojas virtuais foram criadas e cresceram dentro delas por conta de uma boa estruturação.

Assim, independente de qual seja o tamanho do seu negócio, o consumidor sente-se muito mais seguro ao comprar algo em uma loja online, percebendo que a sua empresa realmente é séria e confiável.

Isso é algo que não é visto quando se trata de realizar uma transação nas redes sociais, sejam elas quais forem.

Portanto, construir uma loja online bem estruturada dentro de uma plataforma de e-commerce ajudará você a ganhar mais clientes e a realizar mais vendas.

3- É mais fácil estar a monitorar o desempenho do seu negócio

Quando você cria uma loja virtual fica muito mais fácil estar a fazer o monitoramento do desempenho do seu negócio do que ao realizar transações apenas nas redes sociais.

Essa é uma vantagem possível devido aos registos que são feitos na plataforma e ao histórico de transações, de modo que você sempre tenha acesso a todos os dados.

Aliás, é com esses dados que você pode estar a saber quais são os produtos que interessam a determinados clientes, bem como poderá enviar mensagens quando um cliente abandona um carrinho de compras.

Tudo isso ajuda muito a conseguir fazer com que as compras interrompidas realmente sejam concretizadas, trazendo retornos positivos ao seu negócio.

As lojas virtuais criadas em plataformas de e-commerce sempre geram relatórios que tornam muito mais fácil à sua empresa tomar decisões assertivas para que ela torne-se bem mais competitiva dentro do mercado.

Quanto mais embasadas e acertadas forem as decisões, maior será a taxa de conversões e a lucratividade da sua empresa.

4- Possibilidade de maior visualização dos produtos

Uma loja virtual sempre funcionará para a sua empresa como se fosse uma vitrine online, através da qual os consumidores podem encontrar todos os produtos que fazem parte do seu stock.

Além disso, a plataforma sempre permite que seja possível localizar de forma fácil os itens, já que há recursos específicos para tal, como as ferramentas de buscas ou ainda filtros por categorias de produtos.

Nas redes sociais, as informações que são publicadas por você podem acabar perdendo-se, já que há sempre um fluxo constante de novas publicações.

Mesmo a visualização pelo feed pode tornar difícil que os utilizadores possam encontrar os produtos desejados, pois não existem os filtros/ferramentas de buscas anteriormente citadas.

O facto é que as lojas virtuais são criadas em plataformas muito organizadas e que permitem uma navegação mais fácil.

Assim, você vai poder ter um controlo muito maior a respeito das transações, o que nem sempre é possível com as redes sociais, sabendo assim quais foram as saídas e se algum produto está em falta no stock.

Tudo isso lhe permitirá uma organização bem maior, o que vai trazer resultados muito mais positivos.

5- Os pedidos são processados mais facilmente

Ainda tratando-se da organização e das facilidades proporcionadas por uma loja virtual, mesmo que você realize vendas via redes sociais, pode ser citada a questão da facilidade maior para processar pedidos.

Quando você tem o auxílio de uma plataforma de e-commerce para realizar vendas, então fica muito mais fácil ter tudo bem organizado.

Isso porque todas as etapas relacionadas com o processamento de um pedido por um cliente são registadas na plataforma, ficando as informações muito mais acessíveis para que você possa encontrá-las.

Assim, é garantida a segurança ao cliente, que terá a certeza de que a sua compra foi efetuada e que irá receber o seu produto, bem como para a sua empresa.

Conclusão

Como você viu aqui, mesmo que no seu negócio as vendas sejam realizadas via redes sociais, é extremamente importante ter uma loja online, pois ela irá proporcionar as mais diversas vantagens.

Neste texto, nós mostramos a você quais vantagens são essas, que vão desde a possibilidade de vender a qualquer hora do dia, até a maior facilidade para que os pedidos dos clientes sejam processados.

Gostou do artigo de hoje sobre quais são as 5 vantagens de ter uma loja virtual mesmo que você venda pelas redes sociais?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que nós possamos lhe ajudar.

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