Tipos de sites: conheça os 5 tipos de sites existentes e qual o ideal para o seu negócio

Tipos de website
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Existem diferentes tipos de sites entre os quais é possível escolher nos dias actuais, de acordo com a necessidade do seu negócio.

Quanto mais as pessoas conhecerem sobre os diferentes sites, mais fácil será que elas coloquem-se na internet de modo competitivo frente aos concorrentes.

Pensando nisso, esse artigo tem o intuito de mostrar quais são os diferentes tipos de sites existentes, para assim você encontrar aquele realmente é ideal para o seu negócio e irá melhorar os resultados.

Acompanhe o texto até o final para conhecê-los.

1- Lojas virtuais

As lojas virtuais estão entre os tipos de sites mais comuns e cada vez mais em alta, pois trazem resultados excelentes para diversos tipos de negócios.

Apesar de ter um volume de trabalho bem maior, com o intuito de sempre o manter actualizado, não há nada de difícil no uso de um site de e-commerce.

Uma loja online é onde são vendidos produtos de forma direta ao cliente, através da internet, sendo um meio muito mais eficaz e seguro do que realizar vendas pelas redes sociais.

Esse tipo de site é muito indicado para ser utilizado por empresas de roupas, calçados, eletrônicos ou qualquer outro tipo de produto que seja possível comprar diretamente online e receber em casa.

É preciso que um site do tipo loja virtual seja bem desenvolvido para que ele possa funcionar adequadamente, o que envolve deixá-lo responsivo para dispositivos móveis e actualizado com produtos em stock e preços.

Isso tudo é importante porque em meio a uma enorme concorrência de outras empresas do seu ramo, nada mais importante do que destacar-se e proporcionar uma ótima experiência ao utilizador.

Uma dica é disponibilizar diversas opções de pagamentos, por exemplo, o que deixa o cliente muito mais à vontade.

2- Site institucional

Um segundo tipo de site muito popular é o site institucional, que é muito indicado para aquelas empresas que possuem um público que já é cativo ou que conhece bem o que elas oferecem.

O site do tipo institucional tem a função de ser uma espécie de “cartão de visitas online”, o que faz com que ele não seja muitos benefícios para quem vai conhecer ainda a empresa.

Sites desse tipo possuem seções que descrevem a empresa de forma mais aprofundada, assim como os produtos e/ou serviços que ela oferece ao seu público.

Uma dica é criar um blog dentro de um site institucional, o que serve para melhorar os resultados desse tipo de site em termos de marketing.

Com um blog, você pode oferecer sempre conteúdos que sejam úteis aos visitantes, para que eles possam conhecer mais sobre um assunto, entendendo assim a necessidade de adquirir um produto ou serviço desenvolvido pela sua empresa.

O objetivo de um blog em um site institucional é, então, servir como uma espécie de ferramenta para nutrir os leads, de modo a impulsioná-los na jornada de compra, aumentando o número de vendas.

3- Mini site

Os mini-sites, também conhecidos como sites one-page, são altamente vantajosos pelo facto de serem muito responsivos, ou seja, funcionam bem em qualquer tipo de dispositivo.

Esse tipo de site reúne todo o conteúdo dele em apenas uma página, que é então dividida dentro de seções.

Ele é muito indicado para empresas que contam com um público que é bem mais jovem e que tem pouco tempo para navegar por sites.

Afinal, essas pessoas estão sempre a busca de maior rapidez no momento de navegar na internet, obtendo informações necessárias em menos tempo.

Para as empresas, esses sites também são muito benéficos, pois são muito fáceis de administrar e ainda as colocam à frente dos concorrentes.

4- Sites dinâmicos

Os sites do tipo dinâmicos são os que possuem seções de diferentes tipos em apenas um único site, como é o caso de um site que é institucional e tem também um blog.

O conteúdo desse site vai mudando com o tempo e ele se expande, sendo óptimo para obter melhores resultados em termos de marketing digital

Com um site dinâmico, você pode falar sobre os produtos ou serviços da sua empresa, mas também criar conteúdos com informações que sejam bastante relevantes para o seu público.

Não importa qual seja o tamanho da sua empresa, o fato é que os resultados obtidos são muito positivos, ainda mais para quem não tem muitos recursos para estar investindo em opções mais caras.

O que mais importa é que um site do tipo dinâmico ajuda a melhorar bastante o alcance do seu negócio dentro da internet.

5- Portais

Por último, entre os principais tipos de sites, temos os portais, que são páginas muito diversas e bem completas, muito mais do que o tipo anterior.

Exemplos de portais comuns são o menos fio e o angonoticias, por exemplo, que possuem uma enorme quantidade de conteúdos e de informações, dos mais variados temas.

É o caso de notícias sobre política, economia, esporte, moda e variedades, por exemplo, o que ajuda um utilizador a ter diversas informações reunidas ali em um único local.

Se a sua empresa trabalha com notícias, então essa é a melhor forma de você conseguir um número maior de visitantes diariamente, mantendo o seu portal a funcionar correctamente e a obter bons resultados.

Conclusão

Como você viu aqui, existem diferentes tipos de sites na internet entre os quais se pode escolher para o tipo de negócio que possui, seja uma empresa de venda de roupas ou uma agência de marketing, por exemplo.

Neste texto, nós lhe mostramos quais são os tipos mais comuns de sites, falando sobre as características principais de cada um deles e as indicações para tipos de negócios distintos, o que irá lhe ajudar no momento da sua escolha.

Gostou do artigo de hoje sobre conheça os 5 tipos de sites existentes e qual o ideal para o seu negócio?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que nós possamos lhe ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top